Rock in Rio - Por um Mundo Melhor

Não é por que o Rock in Rio acabou no dia 02, é motivo para tristeza, isso é apenas o inicio para uma nova organização para o próximo Rock in Rio em nosso país que será no ano de 2013.

O Rock in Rio é festival de música originário no Brasil idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial.

A última edição do festival ocorreu nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de Setembro e nos dias 1 e 2 de outubro de 2011 na cidade do Rio de Janeiro.

Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve nove edições, três no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.

Agora irei falar um pouco desse evento que o mundo inteiro conhece, encontro do rock internacional.
O Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Brasil entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especializada construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados, ficou conhecida como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas que frequentaram o evento

A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o publico tinha ali era a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacional.

Graças ao enorme sucesso do evento original, Medina promoveu, entre 18 e 26 de janeiro de 1991, o Rock in Rio II. A segunda edição do evento foi, porém realizado no estádio de futebol do Maracanã, cujo gramado foi adaptado para receber o palco e os espectadores (700 mil pessoas, em 9 dias de evento).

No ano de 2001 foi realizado a edição Rock in Rio III, nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de janeiro . Nesta ocasião, os organizadores decidiram construir uma nova "Cidade do Rock" no mesmo local onde fora a primeira, com a inédita capacidade de 250 mil espectadores por dia e "tendas" alternativas onde realizavam-se concertos paralelos aos do palco principal. O evento recebeu a legenda "Por Um Mundo Melhor", o que se marcou com o ato simbólico de três minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento. Ás 19 horas daquele dia 12 de janeiro de 2001, três mil rádio e 522 TVs silenciaram-se pela melhoria do mundo.

O Rock in Rio foi internacionalizado em 2004 com a primeira edição do Rock in Rio Lisboa, na cidade de Lisboa, em Portugal. A organização do festival foi similar á edição de 2001 no Brasil, tendo sido distribuído pelos 200 mil metros quadrados do Parque da Bela Vista, o "Palco Mundo" (Palco Principal). Participaram mais de 70 artistas ao longo dos 5 dias de festival, e o evento foi um sucesso, recebendo mais de 385 mil espectadores.
Em 2006, foi realizada a segunda edição do Rock in Rio Lisboa, no mesmo local, entre 26 e 27 de maio e 2, 3 e 4 de junho.

O Rock in Rio Lisboa foi realizado pela terceira vez no Parque da Bela Vista em Lisboa, entre 30 e 31 de maio e a 1, 5 e 6 de junho de 2008. Nos dias 27 e 28 de junho e entre 4 e 6 de julho do mesmo ano foi realizado em Arganda del Rey, Madrid, Espanha, com o Rock in Rio Madrid. no caso da edição portuguesa, o palco Hot Satge foi substituído pelo palco Sunset Rock in Rio, um espaço dedicado a apresentações conjuntas de artistas e bandas, na maioria portugueses, de vários estilos musicais.
Em 2011, aconteceu a quarta edição do festival no Brasil, após dez anos da terceira edição.
Inicialmente previsto para 2014, para coincidir com o ano da Copa do Mundo FIFA de 2014, que será realizada no Brasil, sendo adiantado em três anos, a pedido da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A construiu um novo local permanente que permitirá uma maior periodicidade do evento. Segundo Roberto Medina, "Com o novo local, que também ganhará o nome Cidade do Rock, o Rock in Rio poderá acontecer a cada dois anos, da mesma forma que é o Rock in Rio Lisboa. O espaço não servirá apenas para o festival, será multiuso e poderá abrigar outros shows e eventos".

Em 2012 o Rock in Rio voltará para mais uma edição do Rock in Rio Lisboa e do Rock in Rio Madrid. Ambas as edições já foram confirmadas. Em 2014 haverá mais uma edição do Rock in Rio Lisboa.

Mais duas edições do Rock in Rio no Brasil já foram confirmadas também: o Rock in Rio 5 que acontecerá em 2013 e o Rock in Rio 6 que acontecerá no ano de 2015.

Além das edições já confirmadas, no site oficial do evento havia uma enquete para os usuários votarem em mais um país para receber mais uma edição do evento em 2013 junto com o Rio de Janeiro. Os países concorrentes eram Argentina, Colômbia e México. O vencedor foi o México. Em entrevista ao canal Multishow, Roberto Medina disse que já está sendo preparada a edição mexicana do evento.

Roberto Medina, falou pela primeira vez sobre as possíveis atrações do festival em 2013. "As negociações com Iron Maiden e Bruce Springsteen estão muito adiantados".

Se você não pode estar presente e não pôde assistir a alguma das atrações do Rock in Rio IV que aconteceu nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de Setembro e nos dias 1 e 2 de outubro de 2011 em nosso país disponibilizo um link abaixo para você realizar o download do show desejado:


Bom galera fiquem por dentro do Rock in Rio, por que daqui a 2 anos teremos mais um espetáculos de estrelas do rock e do pop em nosso país.

É isso ai e...
Let's Rock...

(Fontes: wikipedia.org)

0 comentários:

Postar um comentário