Elvis Presley - Rei do Rock

Se nós estamos falando de rock não podíamos deixar de abordar um pouco sobro o considerado
Rei do Rock, com sua voz, dança e estilo, que até muitos acreditam que Presley não morreu.

Vamos lá, Let's Rock...

Elvis Presley
Nascido em Tupelo, no Mississippi, no dia 8 de janeiro de 1935, único sobrevivente de
parto de gêmeos univitelinos, seu irmão gêmeo nasceu morto. Em 1945, Elvis participou de um concurso de novos talentos, onde conquistou o segundo lugar. No mesmo ano, o seu pai presenteou-o com um violão, que passou a ser sua companhia constante, inclusive na escola. Elvis trabalhou em várias atividades, foi lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Nas horas vagas, cantava e tocava seu violão e, eventualmente, onde possível, arriscava alguns acordes no piano.
Em 1954, Elvis entra em estúdio e grava algumas canções iniciando assim sua carreira
profissional. No dia 5 de julho de 1954, considerado o "marco zero" do rock.
O ano de 1955 pode ser avaliado como o inicio do sucesso nacional de Elvis, além das
inúmeras polêmicas em torno das suas apresentações, onde ele mais se destacou com suas performances foi em programas de rádio e algumas apresentações em programas locais de televisão.

Em 1956, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que sintetizavam suas diversas influências, ameaçava a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiavam o preconceito. Suas canções e álbuns transformam-se em enormes sucessos e alavancaram vendas recordes em todo o mundo. Elvis tornou-se o primeiro "mega star" da música popular.

No período de 1960 até 1965, os filmes de Elvis são um grande sucesso de público no mundo inteiro, entre os gêneros apresentados em seus filmes podem ser destacados, "musical", "faroeste", "drama" e "comédia". A partir de 65, seus filmes e trilhas-sonoras perderam qualidade drasticamente.

No dia 27 de agosto de 1965, Elvis e a banda inglesa The Beatles encontraram-se no âmbito doméstico, sem evidências, até agora, de qualquer produto áudio/visual relevante. A única imagem alusiva de
Elvis e Beatles é uma foto em que John Lennon aparece saindo da casa de Elvis.

Ocorreram profundas mudanças em seus tons, na própria tessitura vocal e, conseqüentemente, em seus registros. No ano de 1967 Elvis finalmente casou-se com Priscilla Beaulieu, o matrimônio foi realizado na cidade de Las Vegas. Em 1 de fevereiro de 1968 nasce a sua primeira e unica fila: Lisa Marie Presley.

Em meados de 1976, Elvis subia aos palcos regularmente, de forma sofrível, ao longo dos seis primeiros meses de 1977, com a saúde visivelmente deteriorada. Na noite de 15 de Agosto Elvis vai ao dentista por volta das 11:00 da noite, algo muito comum para ele. De madrugada ele volta
para casa, joga um pouco de tênis e toca algumas canções ao piano indo dormir por volta das 4 ou 5 da madruga do dia 16 de agosto. Por volta das 10 horas Elvis teria levantado para ir ao banheiro, o que aconteceu desse ponto até por volta das duas horas da tarde é um mistério.
A morte de Elvis Aaron Presley no dia de 16 de agosto de 1997, causado por colapso fulminante associado á disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo, provocando comoção como poucas vezes fora visto em nossa cultura.

Depois de seu falecimento, vários acontecimentos tornaram Elvis Presley ainda mais famoso e até, segundo alguns, mais pessoas tornaram-se fãs de sua obra, posto o ídolo, inaugurou-se o mito, eterno, redentor e fonte inesgotável de idealização. Seu sucesso foi e ainda é astronômico.

Uma polêmica envolvendo o nome Elvis é a famosa frase "Elvis Não Morreu", surgido á repetitiva propaganda feita na TV brasileira, para a divulgação do filme de mesmo nome. Para alguns, essa frase tem um forte apelo comercial e de marketing, entretanto, muitos de seus fãs
acreditam plenamente que Elvis realmente ainda está vivo, ou, pelo menos, não morreu na data considerada oficial.
A frase igualmente tornou-se um jargão bastante difundido e usado pelos fãs e não-fãs de Elvis Presley em alusão a uma lenda urbana de que Elvis não teria de fato morrido e estaria vivendo numa ilha.

Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e também é o maior recordista em vendas de discos em todos os tempos com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo.

Muitos postulam que essa revolução chamada rock, da qual Elvis foi emblemático, as bandas, cantores e compositores que surgiram nas décadas seguintes que fizeram muito sucesso, foram influenciados de alguma maneira, direta ou indiretamente, por Elvis.

No seguinte link você ira encontrar a discografia completa de Elvis Presley para Download Album por Album para você curtir:


Desde já e...
Let's Rock

(Fonte: site wikipedia.org coma algumas alterações redigidas por min.)

0 comentários:

Postar um comentário