Nada Surge por Acaso...(História)

E ai Galera, bom nesse post eu vou estar abordando um pouco sobre a história do rock e como surgiu suas varias sub-classes e seus movimentos culturais, que na qual são várias.

Rock n' Roll
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular.

Primeiros Passos - É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. Surge no canário musical o rei do rock Elvis Presley, muitos se perguntam o porque de Elvis ser o Rei do Rock. Bom, o motivo é simples por ter feito muito sucesso com suas musicas e no auge do surgimento do rock, e por suas musicas terem tido bastante influencia na evolução do rock. Outros músicos fizeram sucesso como, Chuck Berry e Little Richard.

Rebeldia e Evolução - Esta fase marca a entrada no mundo do rock a banda de maior sucesso de todos os tempos: The Beatles. O quarteto estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos.
A década de 60 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações, o rock ganha um caráter político.
No final da década de 60, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período, sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens compareceram que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Bandas que fizeram sucesso nessa década foram Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors entre muitas outras.

Disco Music, Pop Rock e Punk Rock - Nessa época o rock ganha uma cara mais popular, surge uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do Heavy Metal entrar em cena, de bandas como Led Zepplin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo.
Bandas com shows grandiosos apareceram nessa época como Pink Floyd, Queen e Yes.

Um pouco de tudo no rock - A década de 80 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock, é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Entra em cena a banda irlandesa U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.

Década de Fusões e Experimentações - Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento Grunge, o grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário Grunge deste período.
O Rock britânico ganha novas bandas como Oasis, Green Day, Supergrass entre varias bandas locais.

E no Brasil? - O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campella estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional: Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros

Muito além de um simples estilo, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagens.

Curtam ai e... Let's rock
(Fonte: suapesquisa.com, com alguns argumentos redigidos por min)

0 comentários:

Postar um comentário